Esquema de Backup

Workstation

Todo mundo sabe que é preciso fazer backup. Muita gente acha que fazer o backup é ruim, mas ruim mesmo é perder tudo.

Quero mostrar um pouco da minha desorganizada workstation e o esquema de trabalho e backup:

1) Na CPU, dois HDs, um destinado ao sistema, com 160GB e outro as fotos e vídeos, com 500GB. Leitor de cartões e portas USB não faltam, para facilitar a cópia do material das câmeras e o backup nos HDs externos

2) HD USB de 120GB para arquivo morto. Nesse disco, movo, usando filtros do Lightroom, as imagens que não achei muito boas, mantendo o HD interno do computador com um espaço livre controlado.

3) HD USB de 1,5 TB para os backups automáticos. Esse camarada contém todos os backups, seja de fotos, do sistema operacional do PC e do notebook. Basta ligar a noite e desligar de manhã, e os arquivos estão seguros.

4) HD USB de 160GB para backup do Lightroom. As fotos RAW, do HD interno e do Arquivo Morto e mais o catálogo do LR são copiados para esse HD apenas clicando num ícone, em poucos minutos.

5) HD USB de 360GB com a mesma função do anterior, porém este vai na mochila quando viajo, e uso seu espaço maior para backup do netbook quando longe de casa

6) Netbook com HD de 250GB. Ele recebe também uma cópia das fotos que estão no computador principal, também automatizado sob demanda.

Os backups automáticos são feitos usando o Cobian Backup. Basta configurar a origem, destino, horário e o tipo de backup, e o programa deve se virar sozinho. Já os backups sob demanda (os que eu aciono quando preciso) são feitos usando o BART Sync, que é esperto o suficiente para copiar apenas os arquivos adicionados ou alterados, agilizando o processo.

A prova dos nove chegou há aproximadamente dois meses, quando já tinha entulhado tantos programas no computador que achei mais fácil formatar e instalar só o que eu queria, do que ficar removendo os que não usava. Depois do Windows e os programas que realmente uso estarem no ar, o que levou cerca de duas a três horas, em 15 minutos já tinha catálogo do LR intacto e preferências de programas e outros detalhes restaurados, inclusive as agendas dos backups automáticos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s