Olympus Pen EES-2

Recentemente ganhei de presente este exemplar da famosa Olympus Pen EES-2.
Depois de uma rápida limpeza e um teste, coloquei a máquina para funcionar:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=nzlambDgDtE 

A Olympus Pen, não é uma das câmeras[bb] mais raras, foram vendidas, entre seu lançamento em 1959 e seu fim no começo dos anos 80 cerca de 17 milhões de câmeras. Porém não é tão comum encontrar uma delas em perfeito estado.

No seu lançamento, era uma das menores câmeras 35mm do mercado, tendo o nome Pen sendo usado para fazer alusão a algo tão fácil de carregar quanto uma caneta. Para a época, esta câmera era leve e pequena a ponto de fazer sentido a comparação.

Esse feito foi conseguido, em partes, pela utilização de uma janela menor para expor o filme, que ficou conhecida como half-frame (meio quadro). A Pen literalmente fotografa em metade do espaço ocupado por um fotograma comum de um filme 35mm. Isto também dobra o número de fotografias possíveis com um rolo de filme, chegando a no máximo 72 fotos com um rolo comum de 36 poses.

Um efeito colateral deste arranjo incomum são as fotografias serem orientadas verticalmente ao segurar ao fotografar com a câmera na horizontal. Isto fica óbvio ao olharmos pelo seu visor.

Outras características da câmera são lentes 30mm f/2.8 (o que equivale, aproximadamente  a 45mm em um quadro full frame[bb], foco por zonas, fotômetro automático com célula de selênio, hot-shoe e contato PC para flash e rosca de 43,5mm para filtros, que caprichosamente cobrem além da lente o sensor do fotômetro, fazendo com que a câmera automaticamente compense a exposição com o uso de ND’s ou polarizadores.

Para quem gostou da brincadeira, recomendo o recém inaugurado blog Queimando Filme, que se propõe a resgatar e desmistificar a fotografia analógica. Vale a visita!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s