Luz em 3 pontos com o Garfield

Na falta de um vídeo novo, essa semana um pequeno texto sobre a iluminação em 3 pontos.

Esse é um esquema básico e manjado de iluminação, usado na fotografia, TV, cinema[bb] e renderizações 3D (CGI). Como o nome já diz, a cena é iluminada de três pontos diferentes, sendo eles:

  • Luz chave: A luz principal. Não precisa ser uma luz propriamente dita, pode ser o Sol ou uma janela, enfim a fonte maior de luz da cena.
  • Luz de preenchimento: Posicionada do outro lado oposto em relação ao sujeito na cena, tem a função de controlar sombras e contraste causado pela luz chave. Novamente, não é necessário que esta fonte de luz seja uma lâmpada ou um flash: Rebatedores, paredes claras ou outros objetos podem servir para redirecionar parte da luz principal.
  • Contra-luz: Esta luz não tem a função de iluminar o objeto da cena, mas sim de realçar seus contornos, dando uma sensação de profundidade que o separa do fundo. É posicionada de modo a iluminar o sujeito por trás.

Para mostrar a ideia, apresento o gato Garfield[bb]:

O nosso substituto de modelo em pelúcia foi iluminado, nesta imagem, usando os três pontos de luz. À esquerda do gato (direita da imagem) um flash serve como luz principal. No outro lado um protetor de para brisas (desses que normalmente vendem nos semáforos) rebate esta luz para criar a luz de preenchimento. Sem esse rebatedor, a sombra fica mais intensa no lado direito do Garfield:

Atrás dele, um outro flash faz a vez de luz do fundo:

A fotografia foi feita em cima de um sofá, usando duas pastas de portfólio como fundo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s