Lightroom 4.1 Release Candidate 2 e Nova Ferramenta Defringe

Esta semana a Adobe liberou o download do Release Candidate 2 da versão 4.1 do Adobe Lightroom. Além de várias correções de bugs e suporte a algumas câmeras mais novas, uma nova ferramenta está disponível: Defringe, a remoção de bordas coloridas, além da já presente remoção de aberrações cromáticas.

De acordo com o blog oficial do Lightroom, estas bordas ou franjas, normalmente visíveis nas extremidades de objetos que apresentam um grande contraste, podem ser causadas por vários fatores:

  • Aberração cromática lateral (bordas vermelhas e verdes, ou azuis e amarelas)
  • Aberração cromática axial (bordas roxas ou verdes)
  • Reflexos internos entre os elementos da lente[bb] e/ou o sensor (imagens fantasmas)
  • Sobrecarga em sensores CCD (bordas roxas finas)

A remoção automática de aberrações cromáticas do Lightroom 4.0 e os ajustes correspondentes no Lightroom 3 foram projetados para eliminar as aberrações laterais. O menu de defringe (remover bordas) dessas versões resolvia o problema de sobrecarga nos CCDs, porém para os outros problemas não havia solução no Adobe Lightroom até então.

Os novos controles nesta última versão do programa foram projetados para resolver os problemas ainda não abordados.

Os novos controles consistem em 4 ajustes deslizantes:

  • Dois controles de intensidade (amount)
  • Dois controles de matiz (Purple Hue e Green Hue)

A intensidade vai de 0 a 20, sendo que em zero a correção está desligada. Quanto mais alto o valor, maior será a remoção de bordas. Cuidado com valores muito altos para não afetar objetos que tenham cores similares a das aberrações.

Os controles de matiz limitam a faixa de cores que será afetada pela remoção de bordas. Deve ser ajustada de modo que a tonalidade das bordas a serem removidas esteja entre os valores minimo e máximo. É recomendado usar zoom de 100% (1:1) ao utilizar estes controles. Também pode ser usada a tecla ALT (Option no Mac) enquanto se ajusta os controles para ver apenas as áreas afetadas.

Para tornar o ajuste mais fácil, também existe uma ferramenta de conta-gotas. Seu uso é simples: basta selecionar a ferramenta e clicar na borda a ser removida. O conta-gotas vai detectar se a borda é roxa ou verde e definir automaticamente a intensidade e o matiz, ou ainda avisar o usuário caso clique em uma área inapropriada.

Clique para ampliar

Também foi incluído um controle de “Defringe” no filtro graduado e no pincel de ajuste. Esse controle pode ser usado para proteger áreas para não serem afetadas pela remoção de bordas (usando valores negativos) ou intensificar a remoção de bordas em certas áreas (com valores positivos).

Apesar de estar muito estável, a versão RC2 do Lightroom 4.1 deve ser usada com o mesmo cuidado de uma versão beta: Bugs ainda podem existir e não há garantias de que o funcionamento seja perfeito. Esta versão está disponível gratuitamente para a avaliação no Adobe Labs, em várias línguas incluindo o Português.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s